PROPOSTA PEDAGÓGICA


OBJETIVOS

Estaremos auxiliando e preparando a criança para a interação com outras pessoas e com seu mundo. Daremos oportunidade para que as crianças sejam capazes de desenvolver a imaginação de criação, a expressão, a sensibilidade e a comunicação, ajudando a entender melhor o seu mundo. Proporcionaremos à criança, a oportunidade de explorar a linguagem musical através da produção, apreciação e reflexão, atendendo sua necessidades de expressão em sua esfera afetiva, estética e cognitiva. Ofereceremos oportunidade para que a criança construa a sua identidade e autonomia, através das interações sócio - culturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta sua capacidade de tomar decisões, respeitando regras e valores pessoais e coletivos. Ampliaremos o conhecimento de mundo na criança, oferecendo atividades que desenvolvam: o movimento, a musicalidade, as aptidões artísticas, o processo de linguagem oral e escrita, o interesse pela natureza e pela sociedade, as primeiras noções matemáticas, autonomia e sua identidade.


METAS


A entidade planeja atingir 100% ( cem por cento) da clientela assistida de 2011, em período integral em CRECHE e PRÉ-ESCOLA, com a tarefa educacional e com o objetivo de formar pessoas intelectuais e moralmente autonomas, que sejam livres para refletir, questionar, pensar e agir, no meio em que vivem, contribuindo efetivamente para a melhoria do mundo.
Também visa atender as necessidades psicossociais da criança, criando um ambiente favorável ao seu desenvolvimento motor, sócio-econômico, sensorial, de linguagem e música, promovendo o crescimento total da criança, sem enfatizar nenhum aspecto do desenvolvimento em particular, como por exemplo, o intelectual e emocional, mas visando desenvolver cada criança em todos os deus aspectos. O que se tem em mene não é quanto a criança aprenderá mas quanto gostará de aprender.


METODOLOGIA


Nossa proposta pedagógica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, com inspiração nas teorias de Jean Piaget, adaptados e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamento adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica sequencial do mesmo na vida escolar do aluno.







" O amor de Deus para conosco é tão grande que Ele deu seu único filho, para que todos que crêem Nele não pereçam mas tenham a vida eterna" João 13.16

Movidos pelo amor de Deus.

Movidos pelo amor de Deus.




Crie glitters aqui!


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trabalho do Infantil V, relacionado ao Meio Ambiente.




Os alunos da professora Helena fizeram um trabalho em sala de aula com o tema: "Como nascem as plantas"
Com a ajuda da professora, as crianças plantaram feijões utilizando copinhos descartáveis, algodão, água e feijão  e irão acompanhar o processo de germinação de seus feijões todos os dias. Observando cada fase da germinação até o crescimento. As crianças adoraram a idéia, também foram discutidos a importância das plantas para o nosso Meio Ambiente.  











































COMO NASCEM AS PLANTAS E QUAL A IMPORTÂNCIA DELAS PARA NÓS?

As plantas são essenciais para o equilíbrio de toda a vida na Terra. Sem elas os seres humanos e os outros animais não poderiam viver, uma vez que são as plantas que fornecem o oxigénio que usam para respirar.
Muitas servem também de alimento e é a partir de plantas que se fabrica o papel, a borracha, o chocolate, o pão e muitos medicamentos.

As plantas nascem, alimentam-se, respiram, crescem e reproduzem-se. A maioria das plantas possui um atributo especial: produz o seu próprio alimento. As plantas podem ter características muito diferentes considerando o local onde vivem. As que vamos explorar são formadas por raiz, caule, folha, flor, fruto e semente e correspondem à maioria das plantas – cerca de 80%.

A raiz cresce normalmente debaixo da terra. Serve para a planta se fixar ao solo e para absorver água e nutrientes.

O caule, na maioria dos casos, cresce acima da terra. Nele estão inseridas as folhas e as flores. O caule ajuda no suporte da planta, no transporte da água e dos nutrientes, na reserva de alimentos e no crescimento.

As folhas são as fábricas onde a planta produz o seu alimento. Para que estas fábricas funcionem é preciso a luz do sol. Enquanto as plantas produzem o seu alimento libertam um gás, o oxigénio.

As flores são muito importantes para as plantas se reproduzirem e formarem outras plantas iguais a elas.

Os frutos formam-se após a polinização das flores. No seu interior vão crescer as sementes. A polinização pode ser ajudada pela água, pelo vento ou por animais (abelhas, moscas, pássaros..).

As sementes quando caem na terra “acordam” e originam um pequeno rebento que irá dar origem a uma nova planta. As sementes, tal como as raízes, os caules, as folhas, as flores e os frutos, podem ter forma, cor, textura e tamanhos muito diferentes. Algumas plantas não formam flores nem sementes, por exemplo os fetos e os musgos. Nestes, as plantas reproduzem-se através de esporos, que são ainda mais pequeninos do que as sementes.

Pesquisa feita na internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário